Criada em 1987, pelo então Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP – abrange em Belo Horizonte as regiões Centro, Centro Sul e Leste, além dos municípios de Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas, Sabará, Raposos, Rio Acima e Nova Lima. Ao todo são 68 paróquias que se articulam em dez foranias.[1]
Nesta região encontram-se várias ações pastorais voltadas para os segmentos da sociedade como crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias. Tais ações acontecem no âmbito social, mas também com foco na evangelização e formação em consonância com o Projeto de Evangelização da Arquidiocese, Igreja Viva, Sempre em Missão.
O Projeto de Evangelização da Arquidiocese, Igreja Viva, Sempre em Missão surgiu como resposta à 3ª Assembléia do Povo de Deus para os anos de 2009 – 2012 que também apontou a urgente necessidade de concretizar a opção preferencial da Igreja pela juventude. O grande desejo da Igreja é promover um diálogo mais próximo com os jovens mostrando a eles que a Comunidade Paroquial é também lugar para os jovens estarem e buscarem um sentido para nortear toda a vida.
A RENSP assumiu este desafio pensando em duas frentes de atuação, são elas:
a) Promover uma pastoral para os jovens mais missionária, buscando meios e linguagem para alcançar o jovem e atraí-lo à realidade das paróquias.
b) Investir na formação apropriada das lideranças jovens para que elas sejam capazes de à luz de Cristo pastorear os movimentos jovens paroquiais e contribuir na formação de mais movimentos jovens em toda a Arquidiocese
Neste contexto em 2010 foi constituída uma coordenação da Juventude RENSP para viabilizar este projeto missionário. Esta coordenação se reuniu com as lideranças das 68 paróquias e constituiu um grupo de representantes forânicos. Junto a este grupo algumas ações no ano 2010-2011 foram realizadas buscando um maior contato com os jovens da RENSP e uma integração das paróquias.
Ações realizadas no período 2010-2011:
1°) Campeonato de futebol
2°) Peregrinação Serra da Piedade
3°) Retiro Formação de Lideranças
4°) Pré Natal da Cristucada
5°) Gincana Social
6º) FestJovem
7º) Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude
6º) FestJovem
7º) Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude
Paralelo aos eventos foram realizadas iniciativas buscando integrar as diversas paróquias e movimentos, através dos contatos realizados com Padres e Lideranças jovens (68 paróquias com contato e abertura, 25 paróquias com grande presença). Algumas paróquias priorizadas receberam Consultoria de forma a ajudar na organização do grupo de jovens
Em 2011 viu-se a necessidade de ampliação do grupo de coordenação da Juventude RENSP visto o grande horizonte de atuação e as várias possibilidades de trabalho com os jovens. Por isso foi criado um núcleo composto por quatro jovens que tem como missão, iluminados pelo Espírito Santo, contribuir para a formação de uma juventude que conheça e ame mais a Jesus e entenda que é possível ser um jovem diferente, um jovem de Deus na sua paróquia e no mundo.
A juventude RENSP está orientada pelas seguintes diretrizes:
O núcleo da Juventude RENSP é acompanhado de perto pelo Vigário Episcopal RENSP – Pe. Marcilon da Silva – que é a voz da Arquidiocese em todos os projetos e novas idéias que temos.
Dentro das várias propostas para o ano 2011-2012 está a realização do I Fest Jovem RENSP, objeto deste projeto.
[1] 2010, Vicariato em Ação Social e Política. Ano I, n°1