QUEM SOMOS

























































 

Criada em 1987, pelo então Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP – abrange em Belo Horizonte as regiões Centro, Centro Sul e Leste, além dos municípios de Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas, Sabará, Raposos, Rio Acima e Nova Lima. Ao todo são 68 paróquias que se articulam em dez foranias.[1]

 
Nesta região encontram-se várias ações pastorais voltadas para os segmentos da sociedade como crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias. Tais ações acontecem no âmbito social, mas também com foco na evangelização e formação em consonância com o Projeto de Evangelização da Arquidiocese, Igreja Viva, Sempre em Missão.
O Projeto de Evangelização da Arquidiocese, Igreja Viva, Sempre em Missão surgiu como resposta à 3ª Assembléia do Povo de Deus para os anos de 2009 – 2012 que também apontou a urgente necessidade de concretizar a opção preferencial da Igreja pela juventude.  O grande desejo da Igreja é promover um diálogo mais próximo com os jovens mostrando a eles que a Comunidade Paroquial é também lugar para os jovens estarem e buscarem um sentido para nortear toda a vida.

A RENSP assumiu este desafio pensando em duas frentes de atuação, são elas:
a)      Promover uma pastoral para os jovens mais missionária, buscando meios e linguagem para alcançar o jovem e atraí-lo à realidade das paróquias.
b)      Investir na formação apropriada das lideranças jovens para que elas sejam capazes de à luz de Cristo pastorear os movimentos jovens paroquiais e contribuir na formação de mais movimentos jovens em toda a Arquidiocese
Neste contexto em 2010 foi constituída uma coordenação da Juventude RENSP para viabilizar este projeto missionário. Esta coordenação se reuniu com as lideranças das 68 paróquias e constituiu um grupo de representantes forânicos. Junto a este grupo algumas ações no ano 2010-2011 foram realizadas buscando um maior contato com os jovens da RENSP e uma integração das paróquias.
Ações realizadas no período 2010-2011:
1°) Campeonato de futebol
2°) Peregrinação Serra da Piedade
3°) Retiro Formação de Lideranças
4°) Pré Natal da Cristucada
5°) Gincana Social
6º) FestJovem
7º) Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude
  
Paralelo aos eventos foram realizadas iniciativas buscando integrar as diversas paróquias e movimentos, através dos contatos realizados com Padres e Lideranças jovens (68 paróquias com contato e abertura, 25 paróquias com grande presença). Algumas paróquias priorizadas receberam Consultoria de forma a ajudar na organização do grupo de jovens
Em 2011 viu-se a necessidade de ampliação do grupo de coordenação da Juventude RENSP visto o grande horizonte de atuação e as várias possibilidades de trabalho com os jovens. Por isso foi criado um núcleo composto por quatro jovens que tem como missão, iluminados pelo Espírito Santo, contribuir para a formação de uma juventude que conheça e ame mais a Jesus e entenda que é possível ser um jovem diferente, um jovem de Deus na sua paróquia e no mundo.
A juventude RENSP está orientada pelas seguintes diretrizes:



O núcleo da Juventude RENSP é acompanhado de perto pelo Vigário Episcopal RENSP – Pe. Marcilon da Silva – que é a voz da Arquidiocese em todos os projetos e novas idéias que temos.
Dentro das várias propostas para o ano 2011-2012 está a realização do I Fest Jovem RENSP, objeto deste projeto.


[1] 2010, Vicariato em Ação Social e Política. Ano I, n°1